Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Cofen publica parecer sobre atuação da Enfermagem no pós-operatório de pessoas com fissura labiopalatal

Documento reforça que enfermeiros e técnicos podem orientar pacientes e familiares sobre cuidados com a cicatrização, conforme protocolos institucionais

03.07.2026

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) publicou o Parecer nº 193/2026, que esclarece a atuação da equipe de Enfermagem no acompanhamento pós-operatório de pessoas com fissura labiopalatal submetidas à queiloplastia e à palatoplastia. O documento confirma que enfermeiros e técnicos de Enfermagem podem orientar pacientes e familiares sobre os cuidados com a cicatrização, desde que as orientações sejam baseadas em evidências científicas e nos protocolos adotados pela instituição.

O parecer foi elaborado após consulta de profissionais do Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatal (CAIF), do Complexo Hospitalar do Trabalhador, sobre a possibilidade de a equipe de Enfermagem orientar pacientes quanto à massagem cicatricial e outros cuidados durante o processo de recuperação.

Segundo o Cofen, a assistência de Enfermagem faz parte de todas as etapas do tratamento da pessoa com fissura labiopalatal, desde o acolhimento e preparo para a cirurgia até o acompanhamento da recuperação e da reabilitação. Nesse contexto, a educação em saúde e as orientações aos pacientes e familiares são consideradas atribuições da equipe de Enfermagem e fundamentais para a continuidade segura do cuidado após a alta hospitalar.

Entre as orientações que podem ser repassadas estão os cuidados com a higiene da ferida operatória, a proteção da cicatriz, a prevenção de complicações, a hidratação da pele, a fotoproteção e, quando indicada pela equipe assistencial e prevista em protocolos institucionais, a realização de massagem cicatricial.

O documento também recomenda que os serviços de saúde mantenham protocolos assistenciais e procedimentos operacionais padrão atualizados, definindo critérios para o manejo cicatricial e outras condutas relacionadas ao pós-operatório, garantindo maior segurança aos pacientes e respaldo técnico aos profissionais de Enfermagem.

Fonte: Ascom Coren-PR

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Paraná

Rua Professor João Argemiro Loyola, 74 – Seminário | Curitiba/PR | 80240-5301


Horário de atendimento ao público

Segunda à Sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...