Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Semana da Enfermagem 2025 em Maringá exalta importância do cuidado com a saúde mental para a categoria do noroeste do estado


23.05.2025

Maringá recebeu, nesta sexta-feira (23/5), a Semana da Enfermagem 2025 do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR). O maior evento da categoria no estado foi realizado no Centro Universitário Uningá, reunindo dezenas de participantes que acompanharam uma programação voltada para o bem-estar e o autocuidado.

Neste ano, a Semana da Enfermagem tem como tema “Saúde mental e bem-estar dos profissionais de Enfermagem”. Após Maringá, o evento desembarca em Cascavel e Foz do Iguaçu. 

A mesa de abertura da Semana da Enfermagem 2025 do Coren PR em Maringá contou com a participação da conselheira tesoureira Queli Kanarski, do chefe de gabinete e coordenador do evento, Jonas Fernandes, do primeiro tesoureiro do Cofen, James dos Santos, do diretor de pesquisa e pós-graduação da Uningá, Isaac Romani, da coordenadora do curso de Enfermagem da instituição, Nádia Camillo, e da gerente de saúde mental da Secretaria de Saúde de Maringá, Patrícia Pepi.

Em sua fala, a conselheira tesoureira Queli Kanarski abordou a importância da escolha do tema e da relevância do evento acontecer em diversas cidades do Paraná. “Assumimos como propósito levar a Semana da Enfermagem para o maior número de profissionais do nosso estado. Preparamos com muito cuidado e atenção uma grande programação, alinhada totalmente com o tema, para levar bem-estar e autocuidado ao maior número de profissionais e estudantes”, disse.

“Temos como objetivo de promover o bem-estar dos Conselhos Regionais, para que os profissionais possam ser agraciados com os efeitos dessas ações. Por isso, apoiamos incondicionalmente todos os regionais para contemplar toda a categoria no país”, destacou James dos Santos.

” O Coren Paraná tem sido um aliado valorização na luta pela valorização da Enfermagem. A presença do conselho reforça a importância de aproximar os futuros profissionais da entidade de classe, promovendo a consciência de pertencimento, representação e responsabilidade com o coletivo”, ressaltou Nádia Camillo.

“É importante destacar que a Semana da Enfermagem do Coren acontece de forma descentralizada, oportunizando que profissionais e estudantes de todo o estado possam acompanhar a participar da programação”, frisou Isaac Romani, diretor de pesquisa e pós-graduação da Uningá, que também destacou em sua fala a o entanto, a atualização da norma regulamentadora 1 (NR-1), (que entra em vigor a partir de 26 de maio de 2025) e a atualização da NR-11, que destaca que riscos psicossociais, como estresse, assédio e carga mental excessiva, devem ser identificados e gerenciados pelos empregadores como parte das medidas de proteção à saúde dos trabalhadores.

“A secretaria de saúde está a disposição da enfermagem e do Coren Paraná. O evento traz um tema de extrema importância para o debate”, disse Patrícia Pepi.

Fortalecendo a resiliência – Após a abertura, James dos Santos e Josué Sicsú, presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren RO) apresentaram a palestra “Fortalecendo a resiliência emocional: ferramentas e estratégias para a Enfermagem contemporânea”. Os profissionais abordaram temas como legado profissional, com foco na necessidade de que a Enfermagem olhe para si e reconheça que precisa cuidar da saúde mental. Os palestrantes também destacaram a importância do apoio piscológico, da escuta e da humanização.

Oficinas – No turno da tarde, A Semana da Enfermagem promoveu oficinas de autocuidado e práticas de bem-estar oferecidas pelas Comissões de Saúde Mental, de Práticas Integrativas e Complementares e de Estética.

As oficinas possibilitaram aos participantes um momento de escuta e diálogo, além do aprendizado de técnicas de autoestima, automaquiagem, de redução do estresse, de meditação e de yoga.

Resolução de conflitos com assertividade – Ao final, a programação contou com o workshop “Ferramentas para melhorar a comunicação e resolver conflitos”, ministrado pelos enfermeiros Mirela Modesto e Erick Ferreira. Com dinâmicas, os participantes puderam aplicar estudos de caso, debatendo e exercitando estratégias em situações conflituosas que acontecem no cotidiano da Enfermagem. Mesclando conhecimentos teóricos e práticos, foi possível contribuir para ambientes de trabalho mais respeitosos e saudáveis.

Próximas cidades – A Semana da Enfermagem 2025 desembarca em Cascavel, no dia 28, para dar continuidade ao evento em todo o estado.

Confira a agenda das cidades e o link da inscrição:

Cascavel (28 de maio)– CLIQUE AQUI

Foz do Iguaçu (30 de maio) – CLIQUE AQUI.

Fotos: Leid Telles

Fonte: Ascom Coren PR