Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Presidente do Coren-PR coordena sessão científica do 26º CBCENF sobre projeto de intercâmbio entre Brasil, Argentina e Paraguai


18.09.2024

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), Ethelly Feitosa, coordenou, na tarde desta terça-feira (17/9), a sessão científica “Avanços e desafios do projeto de intercâmbio Brasil, Argentina e Paraguai”, durante o 26º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). A atividade reuniu representantes do acordo e contou com a participação de profissionais e estudantes que participavam do evento.

O intercâmbio foi iniciado em 2023, com a participação do Coren-PR, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), da Secretaria Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu (SMS), da Direção de Enfermagem do Ministério da Saúde do Paraguai (MSPYBS) e da Federação Argentina de Enfermagem (FAE), com apoio da Itaipu Binacional.

Na época, cerca de 100 enfermeiros paraguaios e 20 argentinos atuaram em unidades de Saúde de Foz do Iguaçu, para conhecer e aprender na prática sobre o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Coren-PR esteve presente em todas as fases de elaboração e execução do projeto. Pelo território paranaense compreender a região da tríplice fronteira, representantes do conselho trabalharam compartilhando a expertise da atuação da Enfermagem em um ambiente marcado pelo fluxo de profissionais de diferentes nacionalidades.

“Esse é um projeto de tamanha importância para todas as instituições participantes e que traz um benefício direto para o profissional, uma vez que os mesmos podem conhecer as conquistas e os desafios que a saúde pública de cada país enfrenta diariamente”, destacou Ethelly Feitosa.

Na sua segunda etapa, o intercâmbio técnico-científico teve como objetivo a qualificação e troca de experiências em ações primárias na área de saúde do adulto, da criança, do idoso, da mulher e aleitamento materno, buscando a integração das políticas de saúde nas comunidades fronteiriças. Nesta fase, 60 enfermeiros brasileiros desenvolveram atividades em unidades de Saúde na fronteira Brasil-Paraguai. 

As próximas etapas do acordo já estão sendo preparadas. Na próxima fase, a de número três, enfermeiros argentinos serão recebidos no Paraguai, e na fase quatro, brasileiros e paraguaios serão recebidos na Argentina. 

Fonte: Ascom Coren-PR

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Paraná

Rua Professor João Argemiro Loyola, 74 – Seminário | Curitiba/PR | 80240-530

ouvidoria@corenpr.gov.br


Horário de atendimento ao público

Segunda à Sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...