Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Em Paranaguá, curso do Coren PR reforça papel da Enfermagem na notificação de casos de violência

Realizado pela Comissão de Enfermagem Forense, o evento abordou diretrizes legais e práticas sobre o preenchimento da ficha de notificação

25.07.2025

O Conselho Regional de Enfermagem (Coren PR), por meio da Comissão de Enfermagem Forense, promoveu nos dias 23 e 24 de julho, no Senac Paranaguá, um treinamento sobre notificação compulsória de casos de violência. Voltado a profissionais e acadêmicos da Enfermagem, o evento teve como objetivo fortalecer a atuação da categoria no reconhecimento, registro e encaminhamento adequado dessas situações.

Durante o treinamento, os participantes tiveram acesso a conteúdos teóricos e práticos, com análise de estudos de caso e simulação do preenchimento da ficha de notificação. A atividade foi conduzida pela coordenadora da Comissão de Enfermagem Forense Andréa Tetzlaff e as colaboradoras Aline Menezes e Letícia Boarão.

Para a coordenadora do Senac Paranaguá, Legiane Dauchex, a atividade contribuiu diretamente para o aprendizado dos futuros profissionais: “Foi extremamente esclarecedor. Tirou muitas dúvidas que os alunos e até mesmo nós, instrutores, tínhamos. É fundamental que a Enfermagem compreenda a importância de notificar os casos de violência para que possamos ajudar essa vítima e fortalecer as estatísticas”, destacou.

A Enfermagem está na linha de frente do atendimento às vítimas e tem papel essencial na preservação de provas, o que pode ser decisivo para a responsabilização do agressor. A abordagem qualificada também contribui para evitar a revitimização, garantindo um acolhimento mais humanizado e eficiente. 

A iniciativa reforça a importância da Enfermagem Forense, especialidade regulamentada pela Resolução Cofen 556/2017 e 700/22, reconhecida pelo Ministério do Trabalho desde 2022.

Fonte: Ascom Coren PR