Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren-PR realiza sessão de desagravo público em favor de profissionais de Enfermagem de Araucária

Ato buscou reparar situações de intimidação, agressão verbal e deslegitimação, e reforçam que o conselho não vai ignorar casos de violência contra a categoria

05.02.2026

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR) tem assumido, diariamente, o compromisso com a defesa da dignidade e do respeito à categoria em todo o estado. Situações de violência contra enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes têm recebido a devida resposta institucional, e nesta quarta-feira (4/2), em mais um exemplo desse empenho em prol da integridade da profissão, a autarquia promoveu, na prefeitura de Araucária, uma sessão de desagravo público em favor de profissionais vítimas de intimidação, agressão verbal e deslegitimação.

Em uma única sessão, foram realizados dois desagravos, que trataram de duas situações distintas, mas igualmente graves e inaceitáveis. Um dos atos manifestou apoio à técnica de Enfermagem Adriana Zadurski, da UPA Araucária que, juntamente com sua equipe, foi ameaçada, desrespeitada e ofendida verbalmente por Luiz Henrique Baptista da Silva, acompanhante de paciente.

O outro ato de desagravo buscou reparar o dano sofrido pela enfermeira Maria Joceli Keller e toda a equipe de Enfermagem da instituição em que é Responsável Técnica (RT), a Unidade de Saúde Santa Mônica, também em Araucária. O grupo foi alvo de desinformação, quando o vereador do município Fábio Rodrigo Pedroso usou a tribuna pública para desacreditar a categoria, promovendo desinformação e lançando dúvidas sobre a qualidade e a segurança da assistência prestada à população.

Representando o plenário do Coren-PR, compareceram a presidente Ethelly Feitosa, bem como a conselheira-secretária Queli Kanarski e a conselheira Jani Missel, relatoras dos pareceres que apontaram a necessidade dos desagravos. Ambos os documentos foram aprovados por unanimidade dos votos dos conselheiros do Coren-PR

“É preciso dizer com todas as letras: quem desrespeita a Enfermagem, desrespeita o sistema de saúde e a população que dele depende. Não naturalizamos agressões e ofensas, e não aceitamos que profissionais sejam constrangidos, ameaçados ou desacreditados enquanto cumprem seu dever de cuidar da população”, ressaltou a presidente do conselho.

“Este desagravo mostra que a nossa categoria está amparada e respaldada pelo Coren Paraná. Agradeço a presença da presidente e das demais conselheiras neste ano que nos fortalece enquanto profissionais”, frisou Maria Keller.

“Quero agradecer ao Coren Paraná. Diante dos inúmeros casos de violência cometidas contra a Enfermagem, este desagravo mostra que estamos mais amparados e que não estamos sozinhos”, pontuou Adriana Zadurski.

Apoio incondicional – O desagravo público é uma medida institucional destinada a restaurar a honra e a imagem e de profissionais que, no exercício de suas atribuições, foram alvo de ofensas, agressões morais ou atitudes de desrespeito. É um ato oficial, por meio do qual o Coren-PR reconhece publicamente o valor dos profissionais vítimas e repudia a injustiça sofrida, reafirmando que a Enfermagem merece respeito e condições éticas para desempenhar seu trabalho.

Fonte: Ascom Coren-PR

Compartilhe

Outros Artigos

Receba nossas novidades! Cadastre-se.


Fale Conosco

 

Conselho Regional de Enfermagem de Paraná

Rua Professor João Argemiro Loyola, 74 – Seminário | Curitiba/PR | 80240-530

ouvidoria@corenpr.gov.br


Horário de atendimento ao público

Segunda à Sexta, de 8:00 às 17:00

Loading...