Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren PR e Cofen unem forças para identificar e apoiar profissionais de Enfermagem afetados por tornado no estado

Conselhos disponibilizaram formulário que deve ser preenchido por profissionais que vivem nas regiões atingidas. Por meio do preenchimento do documento, será possível avaliar necessidades individuais e oferecer ajuda necessária

08.11.2025

Buscando apoiar a Enfermagem que vive nas áreas do Paraná atingidas pela passagem de um tornado nesta semana, os Conselhos Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) e Federal de Enfermagem (Cofen) disponibilizaram formulário virtual de cadastro para que enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes afetados sejam identificados e tenham suas necessidades avaliadas. Se você é profissional de Enfermagem, vive na região e foi acometido pelo desastre, informe sua situação clicando aqui.

Isenção de anuidade – Profissionais de Enfermagem afetados pelo tornado também podem solicitar a isenção ou reembolso da anuidade 2025 junto ao Coren PR. Conforme a Resolução Cofen 711/22, será concedida isenção de anuidade aos profissionais atingidos por desastre natural, desde que oficialmente decretada como calamidade pública e tenha ocorrido no local de moradia do profissional, em até 12 meses após a data da calamidade. Entre em contato por meio do e-mail darc@corenpr.gov.br, faça a sua solicitação e envie seus documentos.

Preencha o formulário corretamente – A realidade da categoria nas áreas afetadas está sendo monitorada pela Equipe de Resposta Rápida do Coren PR e pelo Comitê Nacional de Enfermagem em Desastres, Catástrofes e Emergências em Saúde Pública do Cofen. A partir do preenchimento do formulário pelos profissionais, o grupo vai elaborar ações de amparo e de garantia da continuidade da assistência à população.

Clique aqui para acessar o formulário.

Foto: Jonathan Campos/AEN

“Estaremos ao lado da Enfermagem paranaense com apoio humanitário, buscando amenizar as dores e as perdas neste momento de dificuldade, além de fornecer o suporte técnico necessário na assistência à população. É fundamental que todos os profissionais atingidos preencham o formulário com suas informações corretas, pois só assim vamos conseguir realizar a identificação e a avaliação das necessidades de cada um”, destacou Ethelly Feitosa, Presidente do Coren PR

Calamidade – Neste sábado (8/11), o Governo do Estado decretou calamidade pública. Segundo informações atualizadas pela Defesa Civil do Paraná, a passagem do tornado deixou mais de 430 pessoas feridas e seis mortos. Rio Bonito do Sul, localizado na região Centro-Sul do estado, foi o município mais afetado, com cerca de 90% de seu território colapsado. Informações sobre desalojados e desabrigados ainda estão sendo levantadas.

Fonte: Ascom Coren PR