Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Coren PR defende direitos das mulheres e crianças na amamentação, durante reunião pública na Câmara de Vereadores de Cascavel

Reunião teve como tema “Amamentação, Trabalho e Primeira Infância”. Coren PR também defendeu o plano de parto e dos primeiros cuidados ao bebê, com ampla participação da Enfermagem

01.09.2025

Alessandra Reis defendeu papel da Enfermagem durante a gestão, parto e amamentação

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) tem atuado para reforçar o compromisso da Enfermagem com a criação de políticas públicas que garantam acolhimento, saúde e cuidado integral para as mulheres e bebês. Na última semana (29/8), a autarquia participou da reunião pública “Amamentação, Trabalho e Primeira Infância”, realizada na Câmara de Cascavel. A solenidade reuniu diversas instituições e lideranças em prol da defesa dos direitos de mães, pais, crianças e famílias.

O Coren Paraná foi representado pela integrante da Comissão de Saúde da Mulher Alessandra Reis. O encontro resultou em propostas importantes, como a aprovação de um protocolo de parto, a ampliação das licenças maternidade e paternidade, a criação de salas de apoio à amamentação, o fortalecimento da rede de saúde e maior transparência na educação infantil.

Encontro reuniu diversos segmentos da sociedade

“Durante a reunião, o Coren Paraná destacou o protagonismo da Enfermagem abordou a importância de respeitar o direito da mulher de amamentar ou não, os benefícios da amamentação, as mudanças biológicas no corpo durante a lactação e a garantia desse direito desde a primeira hora de vida do bebê. O conselho também defendeu a relevância do plano de parto como um instrumento de educação em saúde, construído junto ao profissional que acompanha, para planejar de que forma a mulher deseja parir, os primeiros cuidados ao bebê e o processo da amamentação. Esse é um espaço essencial para fortalecer a autonomia da mulher e a atuação da Enfermagem nesse cuidado”, ressaltou Alessandra Reis.

Fonte: Ascom Coren PR