Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Comissão de Estomaterapia do Coren PR participa do I Seminário Paranaense de Epidermólise Bolhosa

Epidermólise Bolhosa é uma doença rara que causa formação de bolhas na pele, e enfermeiros estomaterapeutas ocupam importante papel no cuidado aos pacientes com a enfermidade

15.07.2025

As integrantes da comissão Rosana Furman, Ana Paula Hey, Ana Erzinger e Rita Domansky participaram do seminário

A Comissão de Estomaterapia do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) participou, na última semana, do I Seminário Paranaense de Epidermólise Bolhosa. O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia (SOBENDe) e aconteceu no dia 12 de julho, em Curitiba.

Representando a comissão, participaram a coordenadora e conselheira Rosana Furman, além das integrantes Ana Paula Hey, Ana Erzinger e Rita Domansky. O evento também contou com a participação de especialistas de variadas áreas da saúde, que debateram e difundiram boas práticas de cuidado à pessoa com epidermólise bolhosa, doença genética rara que provoca a formação de bolhas e feridas na pele.

Durante o seminário, a comissão reforçou o papel de protagonismo do enfermeiro estomaterapeuta no cuidado integral aos pacientes com a doença. Por meio de estratégias de manejo clínico, curativos avançados e olhar humanizado, a Enfermagem garante qualidade de vida e bem-estar às pessoas com a enfermidade.

“A participação no evento reafirma o compromisso do Coren Paraná em apoiar ações que promovam a qualificação profissional, a valorização da Enfermagem especializada e a defesa de práticas baseadas em evidências. Parabenizamos a Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia pela organização do seminário e agradecemos a oportunidade de contribuir com esse importante espaço de troca”, destacou a conselheira e coordenadora da comissão Rosana Furman.

Fonte: Ascom Coren PR