Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Anvisa divulga orientações a profissionais para evitar aquisição e utilização de produtos falsificados

Orientações buscam conter aumento de produtos falsificados no mercado

16.09.2025

Devido ao aumento na identificação de produtos falsificados no mercado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou orientações para instruir profissionais de saúde na aquisição e utilização dessas mercadorias.

Dentre as orientações, a agência informa que medicamentos para uso em consultórios devem ser comprados somente de empresas com autorização de funcionamento da Anvisa. A consulta pode ser feita pelo site https://consultas.anvisa.gov.br/#/empresas/empresas/. Sempre que possível, profissionais devem preferir distribuidores autorizados pelas detentoras do registro e nunca devem comprar de pessoas físicas, colegas de profissão ou fontes não autorizadas.

Ao receber o medicamento, o profissional deve também sempre conferir as embalagens interna e externa, estando atento a sinais de falsificação, como impressões borradas ou de má qualidade, erros de português, adesivos ou lacres alterados, embalagens em outro idioma, rotulagem torta ou mal colada. Se houver unidades anteriores, é importante comparar a embalagem e o produto para verificar mudanças de cor, fonte, layout, QR code, lacre ou tamanho da ampola. Além disso, medicamentos fora da embalagem secundária não devem ser aceitos.

Profissionais também precisam exigir a Nota Fiscal com o número do lote. Em caso de suspeita, devem entrar em contato com a empresa detentora do registro para confirmar a procedência. Se for falsificação, envie imagens do produto e a Nota Fiscal à empresa ou à Anvisa para rastreamento.

Fonte: Ascom Coren PR