Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Paraná se destaca em levantamento nacional sobre a Enfermagem

Levantamento do Ministério da Saúde e Cofen apresenta retrato da profissão no estado e no país

18.11.2025

Um estudo divulgado nesta terça-feira (11) pelo Ministério da Saúde reafirmou a força e o protagonismo da Enfermagem paranaense. De acordo com a pesquisa, realizada em fevereiro de 2024, o estado é o sétimo maior do país em número de profissionais, com mais de 120 mil registros ativos. Hoje, o Paraná conta com quase 150 mil trabalhadores da categoria.

Plenário Coren Paraná da Gestão 2024-2026

Para Ethelly Feitosa, presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR), o levantamento reforça a relevância da Enfermagem e ajuda a evidenciar o papel essencial desses profissionais no cuidado à população. “Estudos como esse fortalecem a visibilidade da categoria no estado e contribuem para ampliar o reconhecimento social e profissional da Enfermagem”, afirma.

A pesquisa, chamada Demografia e Mercado de Trabalho em Enfermagem no Brasil 2025, foi feita em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e universidades. O material traz um retrato completo da categoria no país e mostra que o Paraná está entre os estados com maior número de profissionais. 

Segundo o levantamento, no Paraná, a maior parte dos profissionais é mulher, representando quase 88% dos registros múltiplos. O estudo também destaca que o estado conta com 84.089 postos de trabalho formais na área e que é o quinto maior do país em número de cursos de técnico de Enfermagem existentes.

O relatório ainda destaca que, em todo o país, ainda existem diferenças na distribuição da Enfermagem entre regiões, com locais que têm mais profissionais e outros com falta deles. O documento reforça a importância em planejar melhor a presença da Enfermagem no sistema de saúde e valorizar o trabalho realizado pela categoria. 

O estudo completo está disponível no site da Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e pode ser acessado clicando aqui.

Fonte: Ascom Coren PR