Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Enfermeira e técnica atuam no salvamento de jovem que ficou dez minutos com o coração sem bater, em Paranavaí

Profissionais integram SAMU Noroeste e faziam parte da equipe de saúde que atuou na ocorrência

15.08.2025

Enfermeira Maria Lúcia (esquerda) e técnica Lucilene Otávio (direita)

A Enfermagem é o reflexo do cuidado com a vida e em Paranavaí, município do noroeste do Paraná, a categoria deu mais um exemplo desse compromisso. A enfermeira Maria Lúcia Zuliani e a técnica Lucilene Otávio integraram a equipe do SAMU Noroeste que atuou na reversão de uma parada cardiorrespiratória (PCR) de dez minutos em um adolescente do município. A atuação rápida e segura das profissionais, juntamente com todo o grupo, ganhou projeção nacional e são o exemplo pelo qual a profissão é sinônimo de protagonismo e excelência.

O caso aconteceu no dia 7 de maio. As duas profissionais fazem parte de equipes de suporte diferentes do SAMU Noroeste, com base em Paranavaí, e o primeiro grupo a atuar no caso foi o de Suporte Básico, do qual Lucilene é integrante. A técnica de Enfermagem conta que estavam retornando de outra ocorrência quando foram acionados.

Chegando ao local, uma arena de esportes da cidade, a equipe se deparou com Enzo de Souza, de 16 anos, em uma parada cardiorrespiratória após um mal súbito. “Quando chegamos, um amigo do Enzo nos disse que ele estava muito mal e sem respirar. Desci rapidamente e observei que o jovem estava em PCR. Iniciei as compressões torácicas e instalei o Desfibrilador Externo Automático com a ajuda do condutor socorrista”, relatou Lucilene.

Equipes do SAMU Noroeste durante a ocorrência. Reprodução: G1

Pouco tempo depois, o reforço chegou. Era a equipe de Suporte Avançado, composta por Maria Lúcia. “Estávamos indo realizar uma transferência quando o nosso telefone tocou e fomos informados de um paciente em PCR. Imediatamente nos deslocamos até o endereço informado”, disse a enfermeira, que estava acompanhada de médica intervencionista e condutor socorrista.

Em uma ação articulada, a equipe de Maria atuou na Intubação Orotraqueal em conjunto com a administração de medicamentos. Após quase dez minutos, o coração de Enzo voltou a bater.

Após o ocorrido, Enzo de Souza foi levado rapidamente a um hospital da região, onde passou 13 dias internado, sendo nove deles na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar da gravidade do caso, o adolescente não teve sequelas.

Para Maria Lúcia, a reversão da PCR foi uma mistura de sentimentos. “Senti alegria pelo retorno da circulação e também muita emoção. Também chorei pelo sucesso e pela gratidão a Deus por nos permitir ser um instrumento nessas situações críticas”, destacou a profissional, que é enfermeira há 26 anos.

Enzo de Souza. Foto: Wilson Del Passo. Reprodução: G1

á para Lucilene, que atua na Enfermagem há 25 anos, sendo 11 deles somente no SAMU, o sentimento ao salvar Enzo foi de gratidão. “Ficamos muito gratos com o retorno do Enzo, pois por meio dele pudemos presenciar um milagre. Somos usados como instrumento de Deus para ajudar o próximo e fazemos nosso trabalho com muito amor e carinho”, ressaltou.

Valorização – A ação das profissionais recebeu o reconhecimento do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR), que publicou nas redes sociais uma nota de homenagem. “Parabéns às profissionais e a toda a equipe do SAMU de Paranavaí que atuou na ocorrência. O Coren Paraná está ao lado da Enfermagem paranaense, acompanhando e valorizando o trabalho que os nossos profissionais realizam todos os dias, em cada canto do estado”, frisou Ethelly Feitosa, presidente do conselho.

“A atuação eficaz tanto da Maria Lúcia quanto da Lucilene é o reflexo da nossa Enfermagem, uma profissão marcada pela excelência no cuidado com a saúde da população”, pontuou Jucenei da Silva, conselheiro e coordenador da Comissão de Urgência e Emergência do Coren PR.

Fonte: Ascom Coren PR