Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Paraná tem primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos do Brasil avaliada pelo Selo de Qualidade do Cofen

Instituição é a Elissa Village, localizada em Campina Grande do Sul. Resultado da avaliação para possível certificação será divulgado posteriormente

24.07.2025

O Paraná pode ter a primeira Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) do país a ser agraciada com o Selo de Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). A casa de repouso Elissa Village, localizada em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, foi avaliada, nesta quarta-feira (24/7), pelo Comitê Técnico de Certificação da Qualidade do Cofen para obtenção da honraria.

O resultado da avaliação será divulgado em breve. Caso seja aprovada, a casa de repouso Elissa Village também será a primeira instituição da Grande Curitiba e a terceira do estado a receber o selo. O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) apoia a iniciativa, que valoriza os profissionais e fortalece o protagonismo da categoria no cuidado em saúde.

A certificação nacional busca incentivar iniciativas em prol da segurança do paciente que estejam alinhadas às políticas de apoio do Cofen, promovendo estímulo de ações que contribuam com a assistência em Enfermagem qualificada, minimizando riscos inerentes ao exercício profissional. O Selo de Qualidade tem validade de três anos, mantido durante o período de vigência, desde que haja o atendimento das regras instituídas. Mais informações podem ser obtidas por meio do site do programa.

“Ver mais uma instituição do nosso estado passando pelo processo de avaliação para receber o Selo de Qualidade do Cofen reforça o nosso compromisso com a excelência profissional, a segurança do paciente e a melhoria contínua dos processos de trabalho. A certificação é um marco para a nossa profissão, pois reconhece e estimula instituições que investem no desenvolvimento dos profissionais e na qualificação da assistência prestada”, destaca Ethelly Feitosa, presidente do Coren PR.

A avaliação para obtenção do selo foi conduzida pelas integrantes do Comitê Certificação da Qualidade do Cofen Úrsula Silva e Alessandra Silva. “Cada avaliação expande os caminhos para que possamos dar visibilidade ao protagonismo da Enfermagem em nosso país”, frisou Úrsula. 

“Baseado nos pilares do ensino, da pesquisa e do cuidado, o selo tem um viés educativo que chega para valorizar não apenas a instituição, mas todos os profissionais da categoria que dela fazem parte”, ressaltou Alessandra.

Fonte: Ascom Coren PR