Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Setembro Amarelo: Coren-PR reforça importância do cuidado com a saúde mental


05.09.2024

Setembro Amarelo chegou, trazendo para o centro do debate uma importante discussão sobre a valorização da vida. Atento ao tema, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), por meio da Comissão de Saúde Mental, realiza ao longo do mês uma série de atividades voltadas à prevenção ao suicídio, buscando quebrar paradigmas que ainda envolvem o assunto.

Nesta semana, a comissão de Saúde Mental do Coren-PR esteve em todos os setores do conselho transmitindo, por meio do diálogo, a mensagem de que é fundamental cuidar da mente. Empregados públicos e colaboradores também acompanharam a apresentação do cantor Fabiano Júnior, que trouxe em seu repertório canções voltadas ao tema.

Falar sobre valorização da vida é falar de Enfermagem. A atenção à Saúde Mental perpassa todas as etapas da atuação da categoria. Enfermeiros especialistas na temática possuem grande importância na garantia de uma escuta qualificada e na oferta de uma abordagem humanizada.

Sob este olhar, a Comissão de Saúde Mental do Coren-PR tem atuado para fortalecer a especialidade no Paraná, elaborando ações que promovam o bem-estar emocional da Enfermagem no estado e que assegurem ambientes de trabalho preparados para oferecer suporte diante do estresse e do desgaste que a profissão traz.

“O Coren Paraná compreende a importância do Setembro Amarelo e reconhece que falar sobre suicídio é a melhor forma de prevenção. É preciso superar paradigmas para combatermos de forma eficaz esse problema que também é uma questão de saúde pública”, afirma Ethelly Feitosa, presidente da autarquia.

Dados alarmantes – No Brasil, os registros de suicídio se aproximam de 14 mil casos por ano. Segundo dados da Secretaria de Vigilância em Saúde divulgados pelo Ministério da Saúde em setembro de 2022, entre 2016 e 2021 houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade de adolescentes de 15 a 19 anos, chegando a 45% entre adolescentes de 10 a 14 anos.

Enfermagem Solidária – Buscando mitigar o sofrimento emocional de enfermeiros, técnicos e auxiliares, além de estudantes, o Sistema Cofen/Conselhos Regionais retornou com o programa Enfermagem Solidária. O atendimento é voltado aos profissionais da categoria e está disponível de maneira gratuita, no CofenPlay, das 7h às 00h. Baixe o aplicativo e confira.

Centro de Valorização da Vida – O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias, através do disque 188.

Fonte: Ascom Coren-PR