Emoção toma conta em noite de premiação da Enfermagem paranaense

ArrowArrow
Slider

Na noite da última quinta-feira (12/05), o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná promoveu, em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem, o evento de premiação do Prêmio Protagonista 2021.

O Prêmio Protagonista 2021 foi uma honraria concedida pelo Coren PR aos profissionais que se destacaram nas instituições de saúde que prestaram atendimento aos pacientes acometidos pelo coronavírus.

Ao todo 70 profissionais, de todo o estado do Paraná, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, que atuaram na assistência a população durante os anos de 2020 e 2021, foram escolhidos para receber o Prêmio Protagonista 2021 através de voto popular.

Marcaram presença no evento, além dos profissionais premiados que foram acompanhados de seus familiares e gerentes de enfermagem, algumas autoridades do estado e municípios, como deputados, vereadores, autoridades da saúde e representantes do Coren PR e Conselho Federal de Enfermagem, que discursaram e parabenizaram a classe pela brilhante atuação frente à pandemia da Covid-19. “É uma grande honra estar aqui participando da Semana da Enfermagem 2022 do Coren PR, agenda de grande importância para auxiliares, técnicos e enfermeiros paranaenses, e também para a sociedade como um todo. Parabenizo o Coren PR pelo reconhecimento às pessoas que dedicaram suas vidas para amenizar o sofrimento dos que adoeceram e ainda sofrem por conta da Covid-19”, disse Wilton José Patrício, Conselheiro Federal.

A noite foi repleta de emoções e saudosismos, como a homenagem póstuma feita à primeira profissional de enfermagem que faleceu em decorrência do coronavírus, em abril de 2020 na cidade de Curitiba, a técnica de enfermagem, Valdirene Aparecida Ferreira dos Santos. A mãe e o viúvo da profissional subiram ao palco para receber a homenagem e os aplausos de todos os presentes na cerimônia. “Esta noite é muito especial, noite em que celebramos o protagonismo da enfermagem nos dois anos de luta constante contra a Covid-19, e que ainda não terminou. Um período difícil, em que passamos por cima do nosso medo, superamos perdas de colegas de trabalho, amigos e familiares, sem podermos nos abraçar e viver o luto. E como sempre, a Enfermagem se superou. Criou alternativas de cuidado e de sobrevivência”, discursou Rita Franz, presidente do Coren PR.

Após todas as homenagens, um a um dos 70 profissionais escolhidos como protagonistas da enfermagem foram chamados ao palco para receber das mãos das autoridades presentes o troféu que representa o agradecimento do Coren PR por todo trabalho desenvolvido durante a pandemia.

Para assistir o vídeo completo da cerimônia de premiação, CLIQUE AQUI