Parceria entre Educação e Coren/PR oferece trilha formativa para docentes

Em parceria estabelecida entre o Conselho Regional de Enfermagem (Coren/PR) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed) está sendo realizada a Trilha Formativa destinada especificamente aos docentes do Curso Técnico em Enfermagem da Rede Pública do Paraná, envolvendo cerca de 800 enfermeiros e demais profissionais da Saúde.

A ação, feita por meio do Departamento de Educação Profissional (Deduc/DEP) visa a fortalecer a parceria da Seed com o Coren/PR, investindo na atualização e fortalecimento das práticas pedagógicas desenvolvidas no Curso Técnico em Enfermagem da Rede Pública Estadual, que atualmente é ofertado em 27 Núcleos Regionais de Educação (NRE), contando com 36 instituições de Ensino e aproximadamente 5.000 alunos matriculados.

“Esta parceria é conduzida pelo programa Coren Atualiza e foi construída durante os anos 2019/2020 com o objetivo de aproximar professores e alunos do curso técnico em enfermagem ao Coren/PR, abordando temas como ética, fiscalização, segurança, saúde mental, entre outros. Começamos com a trilha formativa dirigida aos docentes, mas temos o objetivo de também disponibilizar os conselheiros para aulas presenciais ou remotas, aproximando cada vez mais o Conselho dos profissionais de enfermagem”, explica a presidente do Coren/PR, Enf. Simone Peruzzo.

A formação inicial da Trilha, realizada em outubro, contou com a presença da enfermeira Patrícia Capelo, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa-PR), que abordou a temática envolvendo medidas de proteção para os profissionais da Saúde. Ao todo são quatro encontros virtuais dirigidos aos docentes.

A conselheira Dra. Maria Cristina Paganini, coordenadora da Câmara Técnica de Comissões de Ética do Coren/PR, vai abordar o tema Ética com os docentes. Já o conselheiro Dr. Marcio Roberto Paes falará sobre Saúde Mental.

A participação é extensiva aos professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) ou do Processo Seletivo Simplificado (PSS) das disciplinas do Curso Técnico em Enfermagem. Todo o processo, desde a inscrição até a finalização da formação, ocorre por meio de plataforma online.

Conselheira Maria Cristina Paganini, coordenadora da Câmara Técnica de Instrumentalização de Comissão de Ética de Enfermagem do Coren/PR em aula online aos professores estaduais