NOTA DE ESCLARECIMENTO - FAKE NEWS

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) informa que protocolou nesta sexta-feira, dia 18 de setembro, uma notícia-crime na Delegacia de Combate a Crimes Cibernéticos contra um profissional de enfermagem que está divulgando informações inverídicas sobre o processo eleitoral do Coren/PR.

A ação questiona a divulgação de fake news em grupos de Whatsapp acusando a autarquia de falta de transparência com as informações sobre as eleições 2020 para a escolha dos membros que vão compor o novo Plenário e Diretoria do Conselho.

A fim de esclarecer e demonstrar a lisura na condução do processo eleitoral, o Coren/PR destaca que segue fielmente o que determina a Resolução do Código Eleitoral do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O Coren/PR publicou o edital de abertura do processo eleitoral no site da autarquia, no Diário Oficial da União e em nove jornais de grande circulação do Estado, dando ampla divulgação do processo.

Ainda, com o objetivo de eliminar qualquer dúvida com relação à divulgação e transparência dos atos, foi solicitado Ata Notarial em cartório comprovando que a página oficial do Coren/PR instituiu um banner específico para as eleições 2020, onde estão publicadas todas as informações e editais referentes ao processo eleitoral.

Está clara a total transparência do processo eleitoral, respeitando os valores desta gestão – os princípios constitucionais da máxima igualdade na disputa eleitoral, ou seja, da transparência dos atos públicos, isonomia ou da lisura das eleições, da

publicidade, da moralidade, celeridade, duplo grau, e democracia que norteia todos os atos do processo eleitoral conforme descrito na Portaria n.º 146/2020 de 8 de julho de 2020.

O Coren/PR destaca que as eleições do sistema Cofen/Coren serão realizadas nos dias 8 e 9 de novembro em todos estados, de forma remota, conforme determina a Resolução Eleitoral do Cofen.

As falsas informações divulgadas em grupos serão devidamente apuradas pela Polícia Civil no que determina a Lei de Combate às Fake News, buscando, inclusive, responsabilizar criminalmente aqueles que estão se utilizando dessa estratégia para promoção pessoal e política.

O Coren/PR repudia a prática de fake news e preza pela condução democrática que sempre norteou esta gestão.