Apresentação de Diploma

→ Caso tenha carteira com validade de 1 ano, é necessário agendar atendimento presencial para apresentação do diploma.

No dia do agendamento, é necessário apresentar a versão original dos seguintes documentos:

  1. Diploma (para enfermeiro ou técnico de enfermagem) e certificado de qualificação (para auxiliar de enfermagem);
  2. CPF e RG (também é aceita carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho);
  3. Certidão de nascimento/casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver) - NECESSÁRIO APRESENTAR APENAS SE HOUVE ALTERAÇÃO DESDE A INSCRIÇÃO;
  4. Comprovante de residência emitido nos últimos seis meses (preferencialmente em nome do profissional). Se o comprovante não estiver em nome do profissional, deverá ser assinada uma declaração de residência emitida no ato do atendimento – se houver necessidade de atualização do endereço - NECESSÁRIO APRESENTAR APENAS SE HOUVE ALTERAÇÃO DESDE A INSCRIÇÃO.
  5. 1 foto 3x4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco) - NECESSÁRIO APRESENTAR APENAS EM CASCAVEL, LONDRINA E MARINGÁ. EM CURITIBA NÃO É NECESSÁRIO LEVAR FOTO.

Informações importantes:

  • Se o diploma for apresentado antes da data de validade da carteira, não haverá cobrança de taxas. Caso contrário, quando apresentado com a carteira já vencida, será cobrada taxa de expedição da carteira. Para consultar os valores atuais de anuidade e outras taxas, clique aqui.
  • Se a carteira de habilitação profissional estiver dentro do prazo de validade, deverá ser solicitado presencialmente a prorrogação de sua validade, mesmo que não tenha o diploma ou certificado de qualificação.
  • A prorrogação não poderá ser solicitada se a carteira estiver vencida. Neste caso, só poderá ser emitida uma nova carteira com a apresentação do diploma.
  • Após o vencimento da carteira, a inscrição profissional será suspensa, não sendo permitido o exercício da profissão.
  • Diplomas, certidões ou declarações devem obrigatoriamente constar o dia, o mês e o ano da conclusão de curso ou da colação de grau.
  • Técnico de enfermagem: os diplomas dos cursos iniciados a partir 2 de janeiro de 2009 devem estar cadastrados no SISTEC.

O cadastro no SISTEC pode ser consultado neste link. Caso seu diploma não esteja cadastrado, entre em contato com a instituição de ensino que expediu o diploma para regularização. O diploma só será aceito para fins de registro profissional após cadastro no SISTEC.

As informações acima são determinadas pela Resolução CNE/CEB nº 3/2009 (artigo 2º) e Resolução CNE/CEB nº 6/2012 (artigo 22, inciso IX e § 2º do inciso X).

Postado em Uncategorised

Imprimir Email