Free cookie consent management tool by TermsFeed Generator

Jubileu de Ouro: em cerimônia de celebração aos 50 anos de existência, Coren PR reverencia história e reconhece profissionais de Enfermagem do estado

Solenidade também promoveu a edição 2025 do Prêmio Alice Michaud, a maior honraria da profissão no estado que reconheceu atuação de destaque de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes

04.11.2025

Há meio século, em 1975, o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren PR) nasceu do compromisso de enaltecer a categoria, orientando e fiscalizando o exercício profissional. Uma história feita de luta, conquistas e dedicação de milhares de profissionais que transformam a saúde do estado todos os dias. Na última quinta-feira (30/10), há exatos 50 anos da criação da autarquia, foi realizada a cerimônia do Jubileu de Ouro, marco que comemora essa trajetória. A solenidade também promoveu a edição 2025 do Prêmio Alice Michaud, a maior honraria da profissão no estado que reconheceu atuação de destaque de enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.

A cerimônia foi realizada em Curitiba, e contou com a presença de conselheiros, profissionais de Enfermagem do estado, autoridades e de ex-presidentes do Coren PR. Entre as antigas dirigentes, estava presente Neuza Ramos, a primeira presidente, que ao discursar, relembrou a trajetória do conselho e os desafios enfrentados.

“Na época de sua criação, a realidade da Enfermagem era muito diferente da atual. A profissão era muitas vezes percebida como uma função acessória. Graças a um trabalho diário e permanente, essa realidade mudou. De lá para cá, o Coren Paraná se consolidou um verdadeiro guardião do exercício ético, seguro e qualificado da profissão Deixamos de ser coadjuvantes para nos tornarmos protagonistas, o que não deveria deixar de ser, pois somos a maior força de trabalho da saúde”, pontuou.

Em seu discurso, a presidente do Coren PR, Ethelly Feitosa, destacou a robustez do conselho, que hoje é um dos maiores dos país. “São 50 anos de uma história viva, que começou com o sonho de fortalecer a profissão e garantir o exercício ético e responsável da Enfermagem em todo o nosso estado. Desde então, o Coren Paraná cresceu, se transformou e se consolidou como uma instituição de referência para todo o país, com mais de 149 mil profissionais registrados ativamente. Uma instituição que é firme em seus princípios e que é guiada pelo propósito de valorizar a categoria”, ressaltou.

“Cada passo dado contribuiu para que o conselho se tornasse uma instituição sólida, respeitada e essencial para o fortalecimento da enfermagem no nosso estado. Mas nada disso também seria possível sem a confiança da categoria, sem o trabalho incansável dos nossos conselheiros, empregados e colaboradores e sem o apoio do Conselho Federal de Enfermagem, que caminha durante todo esse tempo conosco nessa missão. Hoje, olhamos para trás com orgulho, mas também com esperança. Porque celebrar meio século é mais do que relembrar o passado, é reafirmar o compromisso com o presente e com o futuro”, acrescentou.

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) esteve representado na solenidade pelo conselheiro federal Antônio Coutinho, que destacou a relevância da autarquia para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais. “Hoje, temos no Coren Paraná um exemplo de organização e de gestão, uma instituição que enaltece a força da nossa Enfermagem. O Cofen sempre vai seguir ao lado, em um trabalho conjunto pela categoria do Paraná”, frisou.

Prêmio Alice Michaud – O Coren PR também realizou na celebração do Jubileu a primeira edição do Prêmio Alice Michaud. A honraria, a maior da profissão no Paraná, teve como objetivo reconhecer, valorizar e homenagear profissionais da Enfermagem que se destacaram por sua atuação ética, inovadora, transformadora e comprometida com a excelência e o bem-estar da sociedade. O prêmio leva o nome da primeira enfermeira do Paraná, símbolo de coragem, pioneirismo e entrega. 

Foram concedidas medalhas e diplomas a 28 profissionais que atuam com excelência técnica, impacto social, sensibilidade nas relações humanas e que contribuem para o fortalecimento e a valorização da enfermagem no Paraná. 

Os profissionais que receberam a honraria foram indicados em uma das cinco categorias da premiação (Assistência, Gestão, Ensino, Representação Profissional e Indicação do Plenário) por seus pares e pacientes que reconhecem a trajetória de excelência e compromisso com a saúde.

Após a indicação, uma comissão julgadora avaliou criteriosamente cada nome e cada relato apresentado, para atestar a relevância das ações e das contribuições de cada homenageado para o desenvolvimento da Enfermagem paranaense.

A família de Alice Michaud esteve presente na cerimônia, e seu sobrinho-neto, Ney Hamilton Michaud, discursou após a entrega dos prêmios. “ Tudo que eu puder falar sobre a Enfermagem é pequeno, diante da grandeza da profissão. É realmente gratificante para a nossa família ter o nome das Alice Michaud relacionada à qualidade. Existem medidas que levam o nome de pessoas, como a escala Richter, o grau Celsius, e agora, a minha tia-avó é a escala de qualidade da Enfermagem paranaense, e isso não tem preço”, disse emocionado.

Fonte: Ascom Coren PR