• Sobre o Coren/PR

História

O Coren/PR foi criado pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973 e instituído em 1975 com a designação de Junta Especial do Conselho Federal de Enfermagem no Estado do Paraná (JE-Cofen/PR), pela Portaria nº 1/PR.

A autarquia era composta pelas enfermeiras Vera Tamira Gottfried, como coordenadora; Maria da Graça Ventura, como assessora administrativa; e pela auxiliar de enfermagem Olga Maria Hiller, como assessora econômico-financeira. 

Elas foram empossadas pela enfermeira Teresinha Beatriz Gomes de Azeredo, suplente do Cofen, designada para o ato pela presidente da autarquia, professora Maria Rosa Souza Pinheiro. A posse ocorreu no dia 4 de agosto de 1975 no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), durante assembleia extraordinária. 

Eleito em 21 de outubro de 1975, o primeiro plenário do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná tomou posse no dia 30 daquele mês, no Auditório do Setor de Ciências da Saúde da UFPR. 

O primeiro plenário era constituído pelas enfermeiras Aleni de Figueiredo Darolt, Maria Magrin, Neuza Aparecida Ramos, pela técnica de enfermagem Edir Leite dos Reis e pela auxiliar de enfermagem Verônica Maria Coelho como membros efetivos. 

O quadro de suplentes tinha a participação das enfermeiras Gerda Mitt, Maria da Graça Ventura, Maria Lêda Vieira e das auxiliares de enfermagem Cecília Bertolina Müller e Herondina Rodrigues Hannes. 

Para a primeira diretoria foram eleitas Neuza Aparecida Ramos (presidente), Neuza Maria Magrin (secretária) e Aleni de Figueiredo Darolt (tesoureira). 

Mais informações:

- Lei Federal nº 5.905/1973

Postado em Uncategorised

Imprimir Email

Copyright © 2019 Coren/PR. Todos os direitos reservados.
Customizado por DTI/ASCOM do Coren/PR.