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Carteira Profissional

A carteira de identidade profissional é o documento que demonstra que o enfermeiro, técnico ou auxiliar de enfermagem está habilitado e pode exercer as funções da área de enfermagem. 

Para isso é essencial que o documento seja carregado sempre consigo e dentro da validade. Também é necessário estar com o cadastro sempre atualizado e sem pendências com o Conselho.

A carteira profissional também serve como documento oficial de identificação.


Opções


Para saber se a sua carteira profissional está pronta

Em Curitiba

Se deu entrada em sua carteira profissional na sede do Coren/PR, em Curitiba, acesse o linkconsulta de inscritos, digite seu nome completo e verifique se ele aparece. 

Se não aparecer, significa que seu registro profissional não foi disponibilizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, portanto, ainda não é possível emitir sua carteira. Aguarde mais alguns dias e consulte novamente. Lembre-se que o prazo para emissão é de até 30 dias. 

Se o nome e o número de inscrição aparecerem, você já pode agendar seu atendimento no Coren/PR para retirar a carteira.

Em Cascavel, Londrina, Maringá ou no atendimento descentralizado

Se solicitou sua carteira nas subseções do Coren/PR, em Cascavel, Londrina ou Maringá, ou durante algum atendimento descentralizado pelo Paraná, acesse o link consulta de inscritos, digite seu nome completo e verifique se ele aparece.

Se não aparecer, significa que seu registro profissional não foi disponibilizado pelo Conselho Federal de Enfermagem, portanto, ainda não é possível emitir sua carteira. Aguarde mais alguns dias e consulte novamente. Lembre-se que o prazo é de até 30 dias. 

Se o nome e o número de inscrição aparecerem, verifique o e-mail que cadastrou durante o atendimento e veja se recebeu um aviso do Coren/PR para a retirada de carteira. Consulte também a caixa de spam. 

Se recebeu, é só agendar seu atendimento para retirar o documento.

Caso não tenha recebido e já tenha passado o prazo de 30 dias, entre em contato com o Conselho pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Não se esqueça de fornecer seus dados pessoais, como nome completo e CPF.


Renovação da carteira profissional

A renovação da carteira deve ser feita pelo profissional que possui a carteira profissional vencida ou emitida até 31 de dezembro de 2010. A validade do documento é de cinco anos a partir da data de emissão.

O primeiro passo para renovar é regularizar a situação financeira e atualizar dados cadastrais, se for o caso. Isso pode ser feito online ou presencialmente, no mesmo dia da renovação. Para o atendimento presencial, deve ser agendado um horário no Coren/PR.

 No dia do agendamento, é necessário apresentar a versão original dos seguintes documentos:

  1. Certidão de nascimento/casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver);
  2. CPF e RG (também é aceita carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho);
  3. Título de eleitor e comprovante da última votação eleitoral ou certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral neste link;
  4. Certificado de reservista (para os homens até 45 anos);
  5. 1 foto 3x4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco);
  6. Comprovante de residência emitido nos últimos seis meses (preferencialmente em nome do profissional). Se o comprovante não estiver em nome do profissional, deverá ser assinada uma declaração de residência emitida no ato do atendimento.

No dia do atendimento é emitido o boleto da taxa de expedição da carteira.

Informação importante:

  • No dia do agendamento é necessário apresentar todos os documentos exigidos. A não apresentação impossibilita a realização do serviço.
  • Para carteira profissional com validade de um ano, deve-se apresentar o diploma no momento da renovação.

2ª via da carteira

A 2ª via também deve ser solicitada em atendimento presencial com horário agendado no Coren/PR.

No dia do agendamento, é necessário apresentar a versão original dos seguintes documentos:

  1. Certidão de nascimento/casamento (com averbação de separação, divórcio, óbito, quando houver);
  2. CPF e RG (também é aceita carteira nacional de habilitação ou carteira de trabalho);
  3. Título de eleitor e comprovante da última votação eleitoral ou certidão de quitação eleitoral emitida pela Justiça Eleitoral neste link;
  4. Certificado de reservista (para os homens até 45 anos);
  5. 1 foto 3x4 (padrão para documento oficial, recente, colorida, sem data e com fundo branco);
  6. Comprovante de residência emitido nos últimos seis meses (preferencialmente em nome do profissional). Se o comprovante não estiver em nome do profissional, deverá ser assinada uma declaração de residência emitida no ato do atendimento.

No dia do atendimento é emitido o boleto da taxa de expedição de 2ª via de carteira.

Informações importantes:

  • No dia do agendamento é necessário apresentar todos os documentos exigidos. A não apresentação impossibilita a realização do serviço.
  • A taxa não será cobrada em caso de furto ou roubo da carteira. Entretanto, o incidente deve ser comprovado com a apresentação de boletim de ocorrência que conste especificamente o roubo/furto da carteira do Coren/PR.

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