Lutas da enfermagem são levadas à Conferência Estadual de Saúde

Acontece nesta semana, em Curitiba, a 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, com o tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito” e discussão sobre “Consolidação e Financiamento do SUS”. A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, participa do encontro como delegada representando a categoria da enfermagem, no segmento trabalhadores.

Mais de 100 profissionais de enfermagem participam da conferência como delegados e defendem as lutas da categoria, como piso salarial digno, jornada semanal de 30 horas, lei do descanso digno, não à formação da enfermagem por EAD e dimensionamento adequado da equipe de enfermagem. “Um quantitativo expressivo e uma participação proativa que reforça o compromisso da categoria com a prática social”, ressalta a presidente do Coren/PR.

As propostas que estão em debate já foram apresentadas nas Conferências Municipais e, depois de aprovadas na Conferência Estadual, serão levadas para a Conferência Nacional, que acontece entre os dias 2 e 5 de julho em Brasília.

As conferências representam o maior fórum de debate e controle social sobre Saúde do país. Têm a participação de todos os segmentos da sociedade e definem as diretrizes que nos guiarão nas ações de políticas públicas de saúde”, explica o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto.

Para Simone Peruzzo, que já foi presidente do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba por duas gestões, o controle social é um espaço de aprendizado e luta da categoria. “Nossas lutas são históricas e sabemos do protagonismo que a enfermagem tem na saúde pública e privada. Precisamos aproveitar a oportunidade para mostrar o que fazemos e como nossa atividade profissional impacta na vida da população. Ter aliados nas nossas lutas para que possamos avançar em favor da qualidade da atenção à saúde de todos”, analisou.

No final da tarde do segundo dia da conferência, foi entregue Moção relativa a melhores condições de trabalho para a equipe de Enfermagem com mais de 365 assinaturas. A categoria também conquistou duas vagas/titulares e uma vaga de suplência para a Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em agosto.

O evento, em Curitiba, continua até esta quinta-feira (13), na Expo Unimed, com promoção do Conselho Estadual de Saúde (CES) e apoio da Secretaria Estadual da Saúde do Paraná

.

Postado em Uncategorised

Copyright © 2015 Coren/PR. Todos os direitos reservados.