Coren/PR estabelece parceria com o projeto “Sífilis Não”

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, recebeu nesta quinta-feira, dia 21, a visita da Enfermeira Lilian Marchiorato, da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais, apoiadora do projeto Sífilis Não, quando foi estabelecida parceria com o objetivo de reduzir o número de casos de infecção e doença no país. O encontro foi uma iniciativa da Comissão de Saúde da Mulher do Coren/PR, representada na reunião pela Enfermeira Obstétrica Marcelexandra Rabelo.

Durante o encontro, a apoiadora relatou o significativo avanço da doença no país e no mundo, que caracteriza a sífilis como um agravo reemergente. Ela destacou que, segundo a Organização Mundial da Saúde, são registrados cerca de 12 milhões de casos novos por ano em todo mundo, uma verdadeira epidemia de uma doença grave, mas que tem diagnóstico, tratamento e cura disponíveis na saúde pública.

“A enfermagem tem papel fundamental no enfrentamento dessa epidemia de sífilis, não apenas no tratamento, mas na orientação das pessoas para prevenção e para o diagnóstico e tratamento oportunos. Por isso a busca do Conselho de Classe para aprofundarmos as ações da categoria”, disse Lilian.

Com o slogan ‘Teste, Trate, Cure’, o projeto busca sensibilizar os profissionais de saúde para a gravidade do aumento de casos, inclusive de sífilis congênita. A Enfermeira destacou a importância de que gestores, sociedades de classe e demais instituições da Saúde abracem a campanha pela redução de casos.

A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, agradeceu o contato e imediatamente estabeleceu a parceria para se somar à iniciativa. “Vamos destacar em nosso site a logo da campanha e incluir o tema nos eventos da Comissão de Saúde da Mulher e nos demais encontros promovidos pelo Conselho. Podemos inclusive programar a testagem rápida durante a programação da Semana Integrada de Enfermagem, em maio de 2020, com a distribuição de material e a sensibilização da população sobre essa temática”, disse Simone.

Para Marcelexandra Rabelo, a parceria vai viabilizar a inclusão do conteúdo de prevenção, tratamento e cura da sífilis no protocolo de Enfermagem de Saúde da Mulher, que está em fase de validação e que terá capacitação do Conselho para sua implantação em 2020.

Copyright © 2019 Coren/PR. Todos os direitos reservados.