Campanha valoriza o trabalho de profissionais de enfermagem

A campanha internacional de valorização da enfermagem – Nursing Now (Enfermagem Agora) será lançada no Paraná na próxima quarta-feira, dia 2 de outubro. Com a duquesa de Cambridge, Kate Middleton, e a atriz da série Game of Thrones, Emilia Clarke, como embaixadoras, a ação criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) já está presente em mais de 80 países. No Brasil, a campanha foi lançada pelo Conselho Federal de Enfermagem em abril deste ano. O evento acontece a partir das 9 horas no auditório do Encontro da Amazônia, em Curitiba.

Organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR), o objetivo é contribuir com o enaltecimento de profissionais que, embora essenciais no atendimento à população, nem sempre têm suas contribuições reconhecidas. Atualmente, em todo o Brasil são mais de 2,1 milhões de profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e obstetrizes. No Paraná, são 100 mil profissionais de enfermagem inscritos no Conselho.

“Esta ação do Sistema Cofen/Conselhos Regionais é mais uma etapa em busca da valorização da categoria, ainda invisível socialmente. É preciso ressaltar a necessidade da assistência de Enfermagem livre de danos, bem como ampliar o real investimento por parte dos serviços de saúde na área de capacitação, dimensionamento adequado dos profissionais e melhores condições de trabalho”, enfatiza a presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo.

O evento terá a presença de representantes nacionais da campanha e também do Conselho Federal de Enfermagem. Na ocasião, ocorre também a exposição ‘A indumentária do cuidar: símbolo de identidade da enfermagem brasileira no período de 1890–1942’ e a exibição do vídeo ‘Quando nasce uma heroína’.

Serviço:

LANÇAMENTO DA CAMPANHA NURSING NOW (ENFERMAGEM AGORA) | PARANÁ

2 de outubro, quarta-feira | 9 horas

Local: Auditório do Encontro da Amazônia

Rua Nilo Peçanha, 1907 – Bom Retiro, Curitiba/PR

Conheça mais sobre a campanha em nursingnowbr.org

Box:

Falta de profissionais de enfermagem

Durante o evento de lançamento internacional da campanha em 2018, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou a estimativa de que faltarão 9 milhões de enfermeiros no mercado para satisfazer as necessidades médicas do planeta até 2030. Com o Nursing Now, um dos objetivos da OMS é suprir essa carência, estimulando a criação de programas de treinamento e empregabilidade.

A campanha também quer que todas as políticas globais e nacionais reconheçam o papel desempenhado pelos enfermeiros no cumprimento de objetivos de saúde pública. A iniciativa da agência da ONU mobilizará governos para a adoção de planos de desenvolvimento voltados para essa categoria profissional.

Outras metas, com prazo para 2020, incluem o estabelecimento de redes globais de pesquisa e liderança política na área de enfermagem. A estratégia visa ainda garantir que 75% dos países tenham um organismo de governança da enfermagem dentro das instâncias mais altas de gestão nacional da saúde.

Copyright © 2019 Coren/PR. Todos os direitos reservados.