• Notícias

Campanha de vacinação contra a gripe pelo SUS começa nesta semana

A campanha nacional de vacinação contra a gripe pelo sistema público de Saúde começa nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 31 de maio. Neste ano, a vacinação contra a Influenza terá duas fases: a primeira, entre 10 e 19 de abril, para a vacinação de crianças de 6 meses até 5 anos, gestantes e puérperas (mulheres em pós-parto até 45 dias); e a segunda, de 22 de abril até o final de maio, ampliando a imunização para todos os grupos prioritários: idosos, professores da rede pública e privada, profissionais de saúde, indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e ainda pessoas que possuem comorbidades (que têm duas ou mais doenças simultaneamente) e doentes crônicos (nesses dois últimos casos as pessoas devem apresentar a indicação médica no momento da vacina).

A enfermeira Vera da Maia, Coordenadora da Divisão de Vigilância do Programa de Imunização da Secretaria Estadual da Saúde e Conselheira do Coren/PR, diz que 3 milhões de pessoas têm direito à vacina da Influenza no Paraná. “A meta é atingir 90% do público-alvo durante a campanha. É importante que as pessoas procurem as Unidades Básicas de Saúde o quanto antes para garantir sua imunidade antes da queda brusca da temperatura”, ressalta.

O Dia Nacional de Mobilização será em 4 de maio, quando todos os municípios mantém unidades de saúde abertas durante o sábado para ampliar a cobertura vacinal.

Vera ressalta ainda outras medidas preventivas, além da vacinação, para se prevenir contra a gripe, como a higienização das mãos, uso do álcool gel, manter os ambientes bem ventilados e utilizar lenços descartáveis ou cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

Postado em Notícias

Imprimir Email

Copyright © 2015 Coren/PR. Todos os direitos reservados.
Customizado por DTI/ASCOM do Coren/PR.