Fiscalização do Coren/PR acompanha situação no Hospital de Clínicas da UFPR

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem está nesta semana no Hospital de Clínicas da UFPR acompanhando a situação dos diversos setores depois da demissão de 140 profissionais de Enfermagem, além de outras centenas de funcionários que atuavam no hospital. Os demitidos eram contratados através da Funpar e as demissões vêm acontecendo em decorrência da decisão judicial gerada por uma Ação Civil Pública que questionou a forma de contratação pela Fundação, sem concurso público.

O objetivo dos cinco Enfermeiros Fiscais é verificar se há equipe de enfermagem em número suficiente para atender a demanda de todos os setores do HC que estão em funcionamento. O dimensionamento é um dos pontos verificados pelo Coren/PR nas visitas de fiscalização das instituições de saúde, de manira a garantir condições adequadas de trabalho e segurança e qualidade de assistência à população.

Ciente da crise que vive o HC em relação à substituição dos funcionários contratados pela Funpar por profissionais concursados, desde 2017, o Coren/PR vem monitorando a situação com fiscalizações de verificação, notificações e vistorias de retorno., tendo em vista que o subdimensionamento de servidores sobrecarrega a equipe de enfermagem, que, muitas vezes, tem que assumir funções que não lhes competem por falta de pessoal na área administrativa.

O acordo firmado entre Ministério Público do Trabalho, Funpar e Universidade Federal do Paraná previa o desligamento dos profissionais em cinco anos, tempo suficiente para reorganizar o dimensionamento de recursos humanos dos diferentes serviços.

A previsão é que a equipe do Coren/PR permaneça no HC por cerca de uma semana, de forma a visitar todos os setores que possuem equipes de enfermagem. Atualmente, o complexo Hospital de Clínicas atua com 420 leitos ativos e tem cerca de 1,6 mil profissionais de enfermagem.

 


Postado em Notícias

Imprimir Email

Copyright © 2019 Coren/PR. Todos os direitos reservados.
Customizado por DTI/ASCOM do Coren/PR.