Hospital Santa Cruz inicia processo de Certificação de Qualidade do Cofen

Foi realizada nesta semana a primeira visita da Comissão Nacional da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ao Hospital Santa Cruz, de Curitiba, a primeira instituição paranaense que aderiu ao projeto do Selo Nacional de Qualidade do Cofen. Por três dias, a comissão nacional visitou o hospital e conheceu todos os setores e processos de enfermagem da instituição. A Certificacao prevê que para a conquista do Selo de Qualidade o requerente atinja o percentual de 75% dos critérios estabelecidos pelo programa. Na primeira visita, o Santa Cruz alcançou 239 pontos, o equivalente a 72,42%.

Na divulgação dos resultados da visita da comissão, nesta quinta-feira, dia 21/11, a coordenadora da comissão de avaliação, Enfermeira Dra. Tânia Ortega, ressaltou que o objetivo do Programa Nacional de Qualidade do Cofen é aproximar os conselhos dos profissionais.

“Nossa busca é garantir que as instituições de saúde proporcionem um ambiente seguro tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Este foi o início do processo para o Hospital Santa Cruz, onde encontramos uma equipe de enfermagem comprometida, que se esforçou em mostrar tudo que fazem, como a organização do processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), uma iniciativa que já mostra resultados concretos aos pacientes assistidos”, relatou a coordenadora.

A pontuação mínima para conquista do Selo Cofen é de 75%, o que significa que o hospital está muito próximo da meta. Depois da primeira visita da comissão, foram detalhados no relatório as oportunidades de melhoria, que poderão ser implementadas para uma nova inspeção em até 180 dias. A presidente do Coren/PR, Simone Peruzzo, foi responsável pela leitura do relatório final e parabenizou a equipe pelo resultado.

Estamos muito felizes pelo resultado alcançado. Sob a coordenação da Enfermeira Mariane Cavalheiro, esta equipe foi ousada em aderir ao programa nacional de qualidade, bem como quando se apropriou da Sistematização da Assistência de Enfermagem, ferramenta que amplia a visibilidade do Enfermeiro e equipe de Enfermagem, consolida a autonomia profissional e aprimora a assistência de enfermagem segura e de qualidade” disse a presidente, e completou.

É essencial ressaltar o apoio da direção deste hospital para esses projetos. Parabéns a todos os envolvidos e o nosso reconhecimento à liderança proativa da Gerente de Enfermagem, Enfermeira Mariane. Temos certeza de que ao aperfeiçoar seus processos de trabalho, alcançarão a pontuação necessária para a certificação, tornando-se o primeiro serviço de saúde do Paraná a obter o Selo de Qualidade do Sistema Cofen e Regionais”, reforçou Simone Peruzzo.

O hospital atua com 439 profissionais de enfermagem, sendo 89 Enfermeiros, 340 Técnicos de Enfermagem e 10 Auxiliares de Enfermagem. A gerente de Enfermagem, Enfermeira Mariane Cavalheiro, agradeceu o apoio da equipe.

“Tenho muito orgulho desta equipe de enfermagem, que se reinventa e tem compromisso com a instituição, com os demais profissionais, mas, principalmente, com os pacientes. Vamos reorganizar nossas práticas e juntos vamos conquistar o Selo”, incentivou Mariane ao grupo de profissionais de Enfermagem que acompanhou a leitura do relatório.

Os Enfermeiros do Núcleo da Qualidade, Dr. Alexandre Teixeira Gomes, Dra. Melina Danny de Oliveira e Dra. Adriana Bianco, acompanharam toda visita. Para eles, a certificação é consequência das boas práticas dos profissionais. “Nosso hospital tem 52 anos e está em contínuo aprendizado; buscamos nos reinventar a cada momento. Somos movidos por desafios e sabemos que temos qualidade, competência, mas que é necessário sempre melhorar, que os processos nunca estão prontos. A conquista do Selo de Qualidade será uma consequência natural do aperfeiçoamento de nosso propósito, que é cuidar bem de nosso paciente”, finalizou Dr. Alexandre.

COMISSÃO – A comissão Nacional de Qualidade do Cofen foi composta por cinco Enfermeiras: Dra. Tania Ortega, Coren/SP; Dra. Irene Ferreira, Coren/SE; Dra. Maria do Carmo Haddad, Coren/PR; Dra. Úrsula Silva, Coren/RS; Dra. Maria Zilda Cavalcanti, Coren/RS. O Coren/PR destacou duas Enfermeiras conselheiras como observadoras: Dra. Amarilis Paschoal e Dra. Tereza Kindra.

O Hospital Santa Cruz foi representado pelos Enfermeiros Mariane Cavalheiro, Juliane Cristina Paes Vieira, Alexandre Teixeira Gomes e Adriana Bianco.

 

 

 

Postado em Notícias

Imprimir Email

Copyright © 2019 Coren/PR. Todos os direitos reservados.
Customizado por DTI/ASCOM do Coren/PR.