• Notícias

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: assistência de Enfermagem é primordial na prevenção e tratamento

 

 

 

 

 

 

            No Dia Mundial de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, o Coren/PR conversou com a enfermeira coordenadora do Centro de Orientação e Aconselhamento (COA), Juliane Cardoso Villela Santos, para apresentar à sociedade pouco mais sobre a atuação da Enfermagem na prevenção e no tratamento do HIV/Aids e de outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

No COA, em Curitiba, a equipe de enfermagem é composta por três enfermeiras e nove auxiliares, que trabalham diariamente com a coleta de testes e com o aconselhamento de pacientes. “Além do acompanhamento das pessoas que vivem com HIV, auxiliando-as na quebra de estigma, preconceito e tratamento, realizamos também o atendimento das pessoas que não têm HIV, mas que tiveram uma exposição sexual de risco”, explica Juliane.

Após constatada a exposição de risco, é recomendado o uso da Profilaxia Pós-Exposição (PEP). É uma forma de redução de risco da infecção pelo vírus do HIV, usando os mesmos antiretrovirais utilizados para o tratamento de pessoas que vivem com a doença. Esses medicamentos devem ser tomados por 28 dias, sempre com orientação médica. 

Atualmente, em Curitiba, 14 mil pessoas vivem com o vírus da Aids. O COA realiza a testagem rápida para o HIV, sífilis, hepatites B e C, de forma anônima, gratuita e confidencial. O Centro atende, em média, 650 pessoas por mês.

“É importante lembrar a prevenção à população de alta prevalência do vírus, que são gays, homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, usuários de drogas em geral, transexuais e pessoas privadas de liberdade”, ressalta a enfermeira coordenadora do COA.

Na foto: a equipe de Enfermagem do COA.

Serviço
Endereço: Rua do Rosário- 6º andar 144 – Centro
Telefone: (41) 3321-2803
Horário de Atendimento: das 7h às 18h

Postado em Notícias

Tags: aids, luta, COA

ImprimirEmail

Veja também ...

Copyright © 2015 Coren/PR. Todos os direitos reservados.
Customizado por DTI/ASCOM do Coren/PR.